Tel.: +55 11 4301-3714 / 4301-3715

Infecções, bactérias e fungos podem provocar inflamação nos ossos

Osteomielite (Oncologia Ortopédica Londrina / Reprodução)

Osteomielite (Oncologia Ortopédica Londrina / Reprodução)

Inflamação Nos Ossos

Osteomielite é o nome dado para a inflamação dos ossos, provocada por pelo menos 3 fatores: infecções, bactérias e fungos. A inflamação pode iniciar-se em um local e espalhar para outros ou se manter no mesmo lugar, ela poderá comprometer a medula, a parte cortical, o periósteo e a parte esponjosa.

Os ossos que normalmente acabam sofrendo com inflamações são os longos dos membros e da coluna vertebral, e na maioria das vezes são acometidos por bactérias e menores são os casos, provocados pelos fungos.

As crianças, sofrem com a inflamação óssea, que acontece através da circulação do sangue, e acabam provocando febre e até mesmo dores nos ossos, depois de alguns dias da infecção instalada. Em alguns casos, o osso inflamado incha e movimentá-lo passa a ser muito difícil e muito doloroso.

Quando as infecções atingem as vértebras, o processo de instalação da doença é gradual, e o paciente vai sentindo dores nas costas, que ficam cada vez mais insistentes e em um certo ponto, um simples toque representa uma dor fortíssima.

Quando as infecções dos ossos são consequências de infecções dos tecidos moles adjacentes, o paciente fica com muita dor e inchaço localizado em cima do osso doente, neste caso, algumas pessoas apresentam a formação de abcessos nos tecidos que estão em volta. Se trata de uma infecção que nem sempre causa febre.

As Principais Causas Das Infecções Nos Ossos

As vias de entrada de infecção dos ossos são: a circulação sanguínea, a invasão direta e aquela através das infecções dos tecidos moles adjacentes. A circulação do sangue pode levar a infecção até os ossos partindo de uma outra parte do corpo. Na maioria dos casos, ela se concentra nas partes extremas dos ossos do braço e da perna e na coluna vertebral das crianças.

Diagnóstico De Infecções Nos Ossos

São usados exames como radiografias, cintilografia óssea, tomografia axial computadorizada e ressonância magnética. Os médicos tentam diagnosticar a infecção dos ossos e também da bactéria que foi responsável pelo problema. Em casos de infecção das vértebras, é feito uma análise das amostras do tecido ósseo, elas são retiradas com uma agulha em uma pequena cirurgia.

Tanto para crianças como para adultos, os médicos costumam recomendar para o tratamento da infecção óssea, os antibióticos.

Em alguns casos, não é possível identificar a bactéria que provocou a doença, mesmo assim, são usados os antibióticos, por via oral ou via endovenosa, o tratamento dura de 4 a 6 semanas, depende do estado de saúde do paciente, que pode chegar a meses.

A cirurgia nunca é sugerida quando a infecção nos ossos está em fase inicial, neste caso, a intervenção cirúrgica é somente para drenar os abcessos formados sobre os ossos infeccionados.

Fonte: Dicas de Saúde

  • VILMAR

    preciso descobrir qual cid para informar em um requisicao de exame para fazer uma fistula de perna esquerda? alguem pode me ajudar?

  • eliana

    alguem pode me informar sobre uma bacteria no osso com nome de marcia ?

  • alessandra souza de nardi card

    Gostaria de tirar uma duvida há algumas semanas atrás meu foi foi diagnósticado com cancer de prostata, mas sexta -feira foi diagnósticado uma inflamação nos ossos ,mas os médicos estão falando pra ele qual e o seu problema pois ainda não sabem.O que pode ser?

  • gel

    olá eu fui submetido a uma cirurgia da clavícula que foi colocado uma plaqueta e devido esforço essa plaqueta soltou precisando nova cirurgia para retirada da plaqueta após retirada da plaqueta o osso quebrou novamente e agora o médico disse que é perigoso fazer outra cirurgia devido a inflamação pois a bactéria pode reagir o que poderia causar graves problemas…e aí vou ter que ficar com a clavícula quebrada? gostaria que alguém me desse alguma solução…Obrigado.

Todos os Direitos Reservados © | Ossis Medical 2013
Desenvolvido por Estudio Paladino