Tel.: +55 11 4301-3714 / 4301-3715

Saúde dos ossos: cálcio e atividades físicas

Equilibrista (Cortesia / Tom à La Rue)

Equilibrista (Cortesia / Tom à La Rue)

Por que a saúde dos ossos é importante?

A saúde dos ossos é importante para que eles estejam saudáveis e fortes durante a sua vida. É especialmente importante construir ossos fortes e saudáveis durante a infância e adolescência, de modo a evitar osteoporose e outros problemas ósseos mais tarde. Osteoporose é uma condição na qual os ossos ficam fracos, podem ser fraturados muito mais facilmente. Cuidas dos ossos quando ainda é jovem ajudará a prevenir problemas no futuro.

Como construir ossos fortes?

Pode-se construir ossos fortes ingerindo cálcio suficiente e realizando atividades físicas que sustentam o peso do corpo durante a adolescência, quando os ossos estão crescendo mais rápido.

Como o cálcio ajuda a construir ossos fortes?

Nosso corpo continuamente remove e substitui pequenas quantidades de cálcio dos ossos. Se o corpo remover mais cálcio do que é recomposto, os ossos ficarão fracos e terão mais chances de fraturas. Ao obter bastante cálcio quando é jovem o corpo não precisará pegar muito desse mineral dos ossos.

Os ossos têm sua própria “conta corrente”, então depositar bastante cálcio na adolescência ajudará a atingir o pico de massa óssea. Depois dos 18 anos de idade a “conta corrente” fecha para depósitos, então não é mais possível adicionar mais cálcio aos ossos. A partir daí só é possível manter o que já está armazenado para ajudar os ossos a se manterem saudáveis.

Quais são algumas boas fontes de cálcio?

O cálcio é encontrado em uma variedade de alimentos. Leite desnatado e outros laticínios pouca gordura são ótimas fontes de cálcio. Adolescentes podem obter a maior parte da ingestão diária de cálcio em 3 copos de leite desnatado, mas também precisam de porções adicionais de alimentos com cálcio para obter os 1.300 mg necessários para ossos fortes.

Outras razões pelas quais o leite desnatado e laticínios com pouca gordura são ótimas fontes de cálcio incluem:
* Possuem muito cálcio e pouca gordura.
* O cálcio nesses alimentos é de fácil absorção.
* Eles contêm vitamina D, a qual é importante para ajudar o corpo a absorver melhor o cálcio.
* Adicionalmente, eles contêm outros nutriente que são importantes para a saúde e desenvolvimento dos ossos.

Além de leite desnatado e laticínios com pouca gordura, outras fontes de cálcio incluem verduras folhosas verde-escuras, como espinafre e brócolis

Como atividade física ajuda a construir ossos saudáveis

Ossos são tecidos vivos. Atividades físicas nas quais há sustentação do peso do corpo, como a corrida, ocasionam a formação de novos tecidos ósseos, o que torna os ossos mais fortes. Esse tipo de atividade física também ajuda a fortalecer os músculos.

Osteomielite (Oncologia Ortopédica Londrina / Reprodução)

Osteomielite (Oncologia Ortopédica Londrina / Reprodução)

Créditos:
Tradução: © 2010, Saúde Esportiva.
Texto: National Institute of Child Health and Human Development


Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/ossismedical/ossis.com.br/wp-includes/functions.php on line 3959

Os comentários estão desativados.

Todos os Direitos Reservados © | Ossis Medical 2013
Desenvolvido por Estudio Paladino